COMITÊ "O PETRÓLEO TEM QUE SER NOSSO" DO RIO GRANDE DO SUL convida todos os membros da sociedade, sindicatos, estudantes, organizações políticas ou religiosas, ou qualquer outra pessoa que estiver interessada, para lutar junto conosco pela reestatização da Petrobrás, pelo fim da ANP, e para que o Pré-Sal recém descoberto traga benefícios ao povo brasileiro e não as multinacionais do ramo do Petróleo.Nosso comitê se reúne semanalmente ás quartas-feiras, 18h, na sede do SINDIPETRO/RS em Porto Alegre, Rua General Lima e Silva, 818, Cidade Baixa.Venha fazer sua a causa que deve ser de todo brasileiro!

AGENDA:
15/12 Ato em Porto Alegre contra o 10º Rodada de Leilões do nosso petróleo e gás
17/12 Ato Político-Cultural no RJ, na Candelária
18/12 Vigília em frente à ANP - RJ

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Nota do Secretarido Nacional do PCB

Não mais leilões de campos petrolíferos brasileiros



Foi correta a decisão do Conselho Nacional de Política Energética de suspender o leilão de 41 blocos de áreas petrolíferas na região onde foi descoberto, pela Petrobrás, o novo campo petrolífero de Tupi, na Bacia de Santos. De acordo com as informações iniciais da Petrobrás, a jazida tem entre 5 e 8 bilhões de barris, o que aumentará a reserva brasileira em mais de 50%. O óleo é de boa qualidade, e novas jazidas podem vir a ser descobertas no curto e no médio prazo.

O petróleo é um bem escasso e altamente estratégico por ser essencial para a geração de energia e por ser a base de grandes e complexas cadeias produtivas. Portanto, a presença crescente de empresas estrangeiras na prospecção e distribuição de petróleo, no Brasil, é preocupante.

A descoberta aponta para a consolidação da autosuficiência brasileira no setor, e reforça a posição do país no cenário mundial. A medida tomada abre a possibilidade de que este novo campo - e outros novos campos - venham a ser explorados pela Petrobrás, promovendo, assim, a soberania brasileira sobre a produção de petróleo, mesmo que com grandes desafios tecnológicos a superar, pois a jazida está a cerca de 6 mil metros de profundidade.

É fundamental que esta medida seja acompanhada de outras decisões estratégicas: a de não mais realizar leilões de campos petrolíferos, para que se retome o controle estatal sobre as riquezas nacionais, e a de manter e aumentar os investimentos em energias alternativas, visto que, mesmo com esta e outras possíveis novas descobertas de reservas de óleo, o fim do petróleo, em todo o mundo, está próximo e, portanto, há que preparar-se a nova base energética que possa dar sustentação a um novo ciclo de desenvolvimento voltado para a distribuição equânime da renda e a promoção da justiça social no Brasil.

Partido Comunista Brasileiro - Secretariado Nacional

13 de Novembro de 2007

Nenhum comentário: