COMITÊ "O PETRÓLEO TEM QUE SER NOSSO" DO RIO GRANDE DO SUL convida todos os membros da sociedade, sindicatos, estudantes, organizações políticas ou religiosas, ou qualquer outra pessoa que estiver interessada, para lutar junto conosco pela reestatização da Petrobrás, pelo fim da ANP, e para que o Pré-Sal recém descoberto traga benefícios ao povo brasileiro e não as multinacionais do ramo do Petróleo.Nosso comitê se reúne semanalmente ás quartas-feiras, 18h, na sede do SINDIPETRO/RS em Porto Alegre, Rua General Lima e Silva, 818, Cidade Baixa.Venha fazer sua a causa que deve ser de todo brasileiro!

AGENDA:
15/12 Ato em Porto Alegre contra o 10º Rodada de Leilões do nosso petróleo e gás
17/12 Ato Político-Cultural no RJ, na Candelária
18/12 Vigília em frente à ANP - RJ

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Agenda

Stédile e Metri apontam os caminhos da Campanha "O Petróleo Tem que Ser Nosso", dia 24, às 18h


O coordenador do MST João Pedro Stedile e o engenheiro Paulo Metri serão os palestrantes da Campanha "O Petróleo Tem que Ser Nosso", na próxima segunda-feira, 24, às 18h, na sede do Sindicato dos Petroleiros do Rio (Sindipetro-RJ), na Avenida Passos, 34. Stedile deverá levantar a platéia, formada, em sua maioria, por militantes de movimentos sociais e sindicais, que estão dispostos a impedir a 10ª Rodada de Leilão do Petróleo, marcada pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) para 18 de dezembro. Paulo Metri, que acaba de chegar do México, vai relatar a experiência recente dos mexicanos, que chegaram a reunir um milhão de pessoas nas ruas, a convite do governo paralelo de Lopez Obrador, em defesa do controle estatal do petróleo. A entrada é gratuita.

A Campanha O Petróleo tem que Ser Nosso já tem coordenação nacional, formada no último dia 17 de novembro, em reunião realizada no Sindicato dos Professores (Sinpro), em São Paulo. A defesa da soberania nacional e de um maior controle social sobre as riquezas obtidas a partir da exploração do petróleo e gás é uma bandeira que consegue reunificar a esquerda brasileira e mesmo aqueles que não são de esquerda, mas são nacionalistas e rejeitam com veemência a entrega das riquezas do país aos oligopólios do setor petróleo.

Estamos diante de um movimento que está apenas começando, mas que tem a envergadura das grandes causas nacionais, como foram a campanha das Diretas Já, a luta pela Constituinte e a própria campanha O Petróleo é Nosso, responsável, nas décadas de 1940-50, pela construção da Petrobrás e instituição da Lei 2004/53, que garantiu que o controle da União sobre a exploração e comercialização do petróleo, lei que seria derrubada no governo neoliberal de Fernando Henrique Cardoso.

Fonte: Agência Petroleira de Notícias (www.apn.org.br)

Nenhum comentário: